Não só economizar, como também multiplicar o que conseguir fazer sobrar. Mas reconheço que é muito difícil acreditar, pensar ou até mesmo visualizar uma forma de realizar tal feito.
Como fazer isso? Parece impossível. Calma, é difícil, mas totalmente possível, quando se aprende e aplica com dedicação e disciplina.
Olha o que Jesus nos fala através de uma das suas parábolas:
–”Muito bem, empregado bom e fiel”, disse o patrão. “Você foi fiel negociando com pouco dinheiro, e por isso vou pôr você para negociar com muito. Venha festejar comigo!” – Mateus 25:21.
Então, fica claro aqui, que a solução para sua estabilidade financeira, não é ganhar mais, e sim, administrar bem o que vem às suas mãos agora. Isso é ser fiel no pouco. É um procedimento que antecede sua prosperidade financeira, pois a obediência precede a bênção.
Observe as dicas abaixo.
1 – Relacione o seu gasto mensal
Faça um levantamento de quanto tem gastado em cada um dos seus compromissos Financeiros:
Água ………..
Luz ………..
Telefone ……….
Financiamento ……….
Moradia ……….
Supermercado ………., etc.
Sabendo o quanto paga por cada uma dessas contas, você pode então, trabalhar e criar estratégias para enxugar esses valores, como por exemplo, não tomar banho demorado ( economiza água e energia ), não ir ao supermercado sem uma lista de compras, ver a possibilidade de um aluguel mais barato, etc…
Entenda que você não pode gastar mais do que você ganha.
2 – Pague suas contas em dia
Fique livre das multas e dos juros. Por “menores que sejam”, é um desperdício. Deixe as contas organizadas por ordem de datas de vencimento, e, se possível, pague todas de uma vez só. Melhor pagar adiantado, do que correr o risco de esquecer e ter que pagar novamente juros e multas. Cada centavo deve ser valorizado e usado de forma consciente.
3 - Poupe antes de gastar
Não espere sobrar para poupar, porque com certeza, não vai acontecer. Você precisa estipular um valor e separar assim que receber seu dinheiro.
Considere essa quantia como um de seus compromissos financeiros (fixos), rotulando-o como Reserva de Emergência, e mantenha-se fiel a esse bom hábito, que vai te auxiliar muito no controle das suas finanças.
4 - Não gaste mais do que ganha
Viva de acordo com suas condições, e não de aparência. Tentar manter um padrão de vida que não condiz com sua realidade financeira, te levará a situações e resultados frustrantes e constrangedores.
Só compre o que for realmente necessário e que caiba no seu orçamento.
Tenha sempre em mente seu objetivo de economizar para manter sua vida financeira em controle e em condição de crescimento.
Elisa Andrade