Nossas palavras precisam ser muito bem pensadas antes de serem ditas, porque são muito significantes, e uma vez expostas, não há como recuperá-las, ou seja, após saírem de nossa boca, não retornam mais, ficam vagando, e, felizmente ou infelizmente (dependendo do que foi dito), se materializam.
Tem uma passagem nas sagradas escrituras, que fala muito forte ao meu coração, em relação a esse assunto.
É sobre aquela mulher grega, de origem siro-fenícia, que aproximou-se aos pés de Jesus, rogando-lhe que libertasse sua filhinha, que se encontrava endemoninhada.
Sábias palavras ela disse a Jesus, em resposta ao que Ele lhe falara. Ele se agradou tanto dela, que concedeu-lhe a bênção.
Essas foram as palavras de Jesus à essa humilde mulher:
Por causa desta palavra, podes ir; o demônio já saiu de tua filha. Você pode conferir essa história no livro de Marcos, capítulo 7, versículos 24 a 30. É impressionante.
O Efeito Das Nossas Palavras
Quando falamos para as pessoas, produzimos frutos, que podem ser de vida ou de morte; de paz ou guerra, de edificação ou de abatimento.
Tiago, no capítulo 3, versículos 9 e 10, nos diz que:
Com a língua bendizemos ao Senhor e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus. Da mesma boca procedem bênção e maldição. Meus irmãos, não pode ser assim!
E Tiago está certo. Não pode mesmo. E essa atitude nos impede de prosperar, porque nossas palavras têm efeito boomerang, conforme está escrito em Provérbios 18, versículos 20 e 21.
Nossas palavras vão alimentar as pessoas que nos ouvem e vão voltar para o nosso ventre; isso significa que, ao mesmo tempo que alimentamos, somos alimentados por nossas próprias palavras.
Então, estejamos conscientes que o mesmo efeito que nossas palavras causam a quem dizemos, causam em nós também. Que incrível isso, porém, de grande responsabilidade.
Cuidado Com Os Amigos "Entre Aspas"
Em Provérbios 18:24, está escrito: Algumas amizades não duram nada, mas um VERDADEIRO AMIGO é mais chegado que um irmão.
E isso vai muito além de estar do nosso lado, festejando nos momentos alegres ou segurando a nossa mão nos momentos difíceis.
Por exemplo: Um amigo verdadeiro, não corre imediatamente pra nos contar, quando ouve alguém falar mal de nós, pois sabe que são palavras que podem nos causar tristeza, mágoa e revolta. Sentimentos destruidores.
Mas ao contrário disso, nos defende de unhas e dentes, diante de quem está nos maldizendo, e só nos conta se for realmente necessário, e ainda assim, procura usar as palavras mais adequadas, no intuito de amenizar qualquer sentimento ruim que isso possa nos causar.
E devemos cuidar também para que nós não sejamos um amigo “entre aspas”.
Você Sabe Com Quem Está Falando?
Essa frase é bem famosa e muito dita nos filmes, usada na maioria das vezes, por alguém que se julga superior às demais pessoas, porém hoje, vamos observa-la por um outro ângulo.
Deus disse a Abraão: Abençoarei os que o abençoarem e amaldiçoarei os que o amaldiçoarem. E por meio de você, Eu abençoarei todos os povos do mundo. (Gênesis 12:3).
Esse versículo é muito claro. Eu e você somos filhos de Abraão, e tão importantes para Deus, como ele, portanto, quem nos abençoar será abençoado e quem nos amaldiçoar será amaldiçoado. Simples assim.
Simples, porém profunda essa afirmação. Efeito Boomerang como eu disse, então, devemos seguir respeitando, tratando com dignidade às pessoas, sem fazer acepção, e ministrando bênção sobre suas vidas.
Olha Como Fala Com Seus Filhos!!!
Frases como:
“Você não vai conseguir nada na vida”, “você é um preguiçoso”, “você é um zero a esquerda”, “você é muito burro”, você é um peso na minha vida”, “você é muito lerdo”, “você é um mongolóide”, “filho criado, trabalho dobrado”, etc… nunca deveriam sair da nossa boca.
São afirmações muito pesadas, que se não forem combatidas, se tornarão reais na vida dos nossos filhos. Mude esse quadro então. Repreenda toda palavra mal falada com ou a respeito de seus filhos que saíram da sua boca, e mude sua maneira de falar com eles, de corrigí-los.
E ministre palavras de bênçãos sobre suas vidas, todos os dias, não importa a idade de cada um deles. Filho nunca deixa de ser filho.
Não só com os nossos filhos, essa postura temos que ter com todos os nossos familiares.
E Tem Um Outro Agravante. Leia Com Atenção!
Jesus disse que no juízo final, prestaremos conta de toda palavra ociosa que dissermos, ou seja, toda palavra fútil, desnecessária, desagradável, que fere, que ofende, que machuca, que destrói, que engana, e assim vai…
Essa afirmação está lá no livro de Mateus, capítulo 12, versículo 36.
Daí Você Me Pergunta:
Mas Elisa, como fazer isso se Tiago disse que a nossa língua é má, cheia de veneno mortal, e ninguém é capaz de domá-la?
Realmente é muito difícil, e é claro que eu e você, por nós mesmos não conseguimos, porque Cristo disse:
Sem mim nada podeis fazer. João 15, versículo 5.
Mas paulo afirmou em filipenses 4, versículo 13, que podemos todas as coisas naquele que nos fortalece. E quem nos fortalece?
Jesus Cristo! O Rei dos Reis! O Senhor dos Exércitos! É ele que nos dá condição pra controlar a nossa língua, através do Espírito Santo.
Então, Todos Os Dias:
Devemos orar e pedir isso ao senhor, como fez o rei Davi:
Ó Senhor, controla a minha boca e não me deixes falar o que não devo!
Salmo 141, versículo 3.
Então é isso. Quer ter uma vida de Prosperidade?
controle as suas palavras.
Beijos, e até a próxima.