Elisa Andrade

FÉ DO TAMANHO DE UM GRÃO DE MOSTARDA. VOCÊ TEM?

Jesus afirmou para os seus discípulos que, aquele que tiver fé do tamanho de um grão de mostarda, poderá ordenar que um monte mude de lugar, e seguramente, ele obedecerá (Mateus 17:14-22).

Essa afirmação de Jesus é impressionante, mas intrigante ao mesmo tempo. Imagine só, uma semente de mostarda tem cerca de 2 mm de diâmetro. É bem pequena. E basta que tenhamos fé nessa mesma medida pra ordenar que um monte se movimente e se posicione em outro local. 

Não é intrigante como eu disse? Quem nunca ficou de frente a um monte ou montanha, como você preferir dizer, imaginando esse acontecimento?

Esse é o Pico do Ibituruna. A principal atração turística da Cidade de Governador Valadares, com 1.123 metros de altitude e formações rochosas pontiagudas,.

É constituído de uma Área de Preservação Ambiental e o local recebe uma das etapas do Campeonato Brasileiro de Voo Livre. E graças a esse esporte, a Cidade de Governador Valadares é conhecida como a “Plataforma Mundial do Voo Livre”.

Ibituruna significa Serra Negra ou Pedra Negra em tupi-guarani. https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=444041

Eu nasci e cresci nessa cidade linda e maravilhosa, junto a essa preciosidade. O pico do ibituruna é muito lindo. E eu já me peguei diversas vezes imaginando ele mudando de lugar, por uma ordem minha. Mas nunca tive coragem de fazer isso, claro. Ficava só na imaginação mesmo.

Mas como disse, me intrigava muito e preocupava, pois era como se eu já tivesse a certeza que isso não aconteceria, se eu ordenasse, mas não por falta de fé, porque eu tenho uma convicção muito grande de que nada é impossível para o Senhor.

O que eu sentia é que seria um pedido sem sentido. Para que eu pediria um monte para mudar de lugar? E porque Deus permitiria isso? Com certeza, essa proeza causaria grande tumulto, e pra que? Pra que todos vejam e saibam que eu tenho fé?

Mas eu precisava entender melhor essa passagem bíblica, porque me soava literal e essa preocupação não pode existir, pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para nos ensinar a verdade, condenar nossos erros, corrigir nossas faltas e nos ensinar a maneira certa de viver, conforme está escrito em 2 Timóteo 3:16.

Precisamos nos sentir seguros, ao invés de confusos, e para isso, temos que estudar mais a palavra de Deus, para compreendermos o que de fato Jesus está nos ensinando aqui, quando faz essa comparação da fé com o grão de mostarda.

Então vamos considerar algumas questões:

1-Jesus era um rabino(mestre) da Cultura Judaica

Na cultura judaica, um rabino ensina o tempo todo, e usa os recursos que estão a sua volta, disponíveis naquele momento e lugar.

Jesus Cristo não tinha para si um púlpito, um local específico e exclusivo para aplicar os seus ensinamentos. Ele fazia isso  nas Sinagogas, a beira do mar, em embarcações, em montes e pelos caminhos por onde andava. 

Um bom exemplo, foi quando Ele subiu ao monte e se assentou, para ensinar para as multidões, as bem-aventuranças (Mateus 5). 

Nesse caso, Ele se encontra diante de um triste dilema vivido por esse pai, que não aguenta mais ver o filho na situação que se encontra, totalmente dominado por satanás, que ora o lança na água, ora o lança no fogo. E que em meio a todo esse desespero, levou seu filho até os discípulos, que tentaram, mas não conseguiram ajudá-lo. 

E Jesus, como um bom rabino que era, não só curou aquele rapaz, como aproveitou essa oportunidade para ensinar algo tremendo aos seus discípulos.  

2-Analisemos pela perspectiva de Israel

Mar da Galileia

Como vimos acima, Jesus, por ser um rabino dentro da cultura judaica, estava sempre ensinando, e para isso, usava os recursos que lhe eram disponíveis.

Dito isto, não dá para entendermos pela perspectiva do nosso país, que no meu caso, é Brasil, porque esse fato se deu em Israel, na Galileia, região inclusive, que Jesus cresceu. Israel é um país bem pequeno, em comparação ao Brasil, e cabe 32 vezes dentro do estado de Minas Gerais, que mede 586.528 km².

Uma diferença bem significativa, fazendo com que tudo lá tome uma proporção muito maior que aqui. Por exemplo, um mar em Israel, seria para nós um rio, o que seria para eles um rio, para nós seria um lago, e o que para nós é uma pequena serra, para eles seria uma montanha ou um monte.

Com 6.992 km de comprimento, o Rio Amazonas é o mais extenso do mundo
O rio Jordão é um curso de água de grande importância religiosa que se situa em Israel. Mede 251 km de comprimento.

O rio Amazonas é o maior, não só do Brasil, como do mundo, encabeçando uma lista de outros grandes rios que temos aqui.

E, comparando com o Rio Jordão e os demais rios de Israel, dá para termos uma boa ideia da diferença geográfica que há entre esses dois países.

Agora sim, tendo consciência desse fato, fica mais fácil, entendermos esse ensinamento de Jesus, pois nesse episódio em especial, eles estavam na Galileia como já dissemos, e Ele usou a geografia daquele local, para instruir aos discípulos sobre a fé. 

3-A que montanha Jesus está se referindo?

                                        Bom, vamos entender essa questão com mais clareza. A Galileia é repleta de rochas vulcânicas.

A medida que caminhamos pela Galileia, nos deparamos com essas rochas, de vários tamanhos diferentes, esparramadas pelas paisagens.

Essas pedras, com o tempo, vão se juntando, encaixando umas sobre as outras, e assim formam diversos pequenos montes (rochas vulcânicas unificadas).

E essas rochas vulcânicas unificadas, são chamadas de  monte em Israel.

E é exatamente a um desses montes que Jesus se refere aqui, nesse caso. Bem diferente do que eu, e acredito que muitos de vocês também, imaginávamos (aquela montanha enorme).

E observando a forma que Jesus falou no texto, não tem como discordar. Ele apontou para um monte específico que estava próximo Dele. Lembra que falamos que um rabino(mestre) ensina o tempo todo e usa os recursos que tem à sua volta?

Olha como está escrito:

“Ele respondeu: “Por que a fé que vocês têm é pequena. Eu lhes asseguro que se vocês tiverem fé do tamanho de um grão de mostarda, poderão dizer a este monte: ‘Vá daqui para lá’, e ele irá. Nada lhes será impossível.” ( Mateus 17:20).

4-Qual a semelhança da Fé com o Grão de Mostarda?

A Galileia era uma região muito desenvolvida para a sua época, com um comércio ativo proveniente da pesca e da agricultura. Era bem povoada, tinha muitas terras férteis e exportava cereais, azeites e pescados.

E grão de  mostarda tinha aos montes, ali. Não precisava nem cultivar.  Não precisava ser plantado. Sabe aquelas plantas que nascem do nada? Eu comparo com a tiririca e a erva daninha, que nascem espontaneamente, em todos os lugares.

Então, o grão de mostarda, quando cai nessa terra, ele tá caindo numa terra rochosa, numa terra cheia de montes, que são rochas vulcânicas unificadas, juntas. Aí  normalmente, o vento leva, empurra esse grão para debaixo das rochas, para debaixo dos montes.

Só que o grão de mostarda é diferente de vários outros grãos, por isso Jesus usa ele como um exemplo de fé.

Podemos pensar: Se esse pequeno grão de mostarda for para debaixo dessas pedras rochosas, elas vão impedi-lo de crescer, como acontece com muitas outras plantas. Imagina, um monte de pedras em cima.

Mas o grão de mostarda tem uma característica muito diferente, e é essa característica que Jesus está usando para falar comigo, para falar com você.

Esse grão debaixo dessas pedras, tinha tudo para não crescer, para não evoluir, se ele fosse um outro grão comum. Mas o grão de mostarda não. Como já dissemos, ele é diferente. Ele vai para debaixo dessas pedras, e começa a procurar caminhos de luz, ele vai atrás de onde tem claridade para ele. E insiste nessa busca até encontrar.

Nessa busca incessante pela luz, ele vai crescendo, vai encontrando caminho, se mostrando persistente, incansável. E nesse tempo em que vai tentando encontrar caminhos por cima, ele vai criando, formando, fincando raízes muito fortes para debaixo da terra, vai se agarrando a essa terra, e vai começando a criar um caule mais grosso.

E continua subindo, continua procurando luz, enquanto embaixo da terra, ele vai adquirindo firmeza, e vai crescendo forte.

À medida que vai se fortalecendo para dentro da terra, e crescendo para fora da terra, a força desse grão de mostarda, que já está se transformando agora em um arbusto, começa a empurrar esse pequeno monte de pedras que está em cima dele.

Vai crescendo e vai empurrando, vai crescendo e vai empurrando . Eu me emociono imaginando essa cena.

Por isso é muito comum você ver na Galileia, uma árvore de mostarda com um monte desses do lado dela, meio que caído do lado, conforme imagem acima, ou seja, um monte de pedras que foi empurrado para o lado, enquanto esse grão de mostarda estava se transformando em árvore, como resultado de sua persistência e determinação.

Então, Jesus não está se referindo alí a grandes montes ou montanhas, como nós tínhamos na nossa mente, que nos fazia até pensar: Quando eu vou ter uma fé como essa? De mandar um monte mudar de lugar, e ele obedecer? 

É tão maravilhoso entender tudo isso. Jesus está falando com seus discípulos que eles não conseguiram a cura, a libertação daquele rapaz,  porque não foram determinados como esse grão de mostarda, não foram obstinados. Se cansaram e desistiram, não foram persistentes.

E a fé tem que promover  isso em nós: insistência, determinação, obstinação, uma sensação de incansáveis, sensação de decisão, paciência.

A fé é você seguir acreditando, mesmo que uma muralha enorme esteja à sua frente, a exemplo desse grão de mostarda, e não parar.

Bom, em resumo, ter fé do tamanho de um grão de mostarda, e ordenar que um monte mude de lugar, e ele obedecer, significa confiar diariamente no Senhor, estando em constante crescimento, independentemente das circunstâncias.

É muito difícil. Como faço para conseguir?

Primeiro vamos considerar o que está escrito em hebreus 11:6 – Sem fé ninguém pode agradar a Deus, porque quem vai a Ele precisa crer que Ele existe e que recompensa os que procuram conhecê-lo melhor.

Esse versículo nos mostra a necessidade de termos fé, caso contrário, estaremos desagradando ao Senhor. Isso sim, é preocupante. E precisamos buscar essa fé para as nossas vidas. É muito difícil realmente, porque vivemos em meio a forças contrárias, lideradas por um inimigo que não podemos subestimar em momento algum, que insiste o tempo todo em nos destruir, nos distanciar e nos fazer duvidar do nosso Senhor.

E para conseguirmos essa fé exemplificada por esse grão de mostarda, que nos fará romper os obstáculos por mais difíceis que sejam, avançar e crescer forte, precisamos nos dedicar em uma busca diária, com muita determinação.

Aquelas pedras eram um obstáculo muito grande para aquele pé de mostarda, assim como foi para os discípulos, expulsar aquela casta de demônios que atormentavam a vida daquele rapaz. Por isso, Jesus fez essa comparação.

Entenda como fazer essa busca

1) Lendo, meditando, estudando e obedecendo as sagradas escrituras

Feliz aquele que lê as palavras desta profecia e felizes aqueles que ouvem e guardam o que nela está escrito, porque o tempo está próximo.

Apocalipse 1:3

2) Orando sempre, com persistência e constância

Perto está o Senhor de todos os que o invocam,
de todos os que o invocam em verdade.

Salmo 145:18

3) Seja grato e demonstre  diariamente

Dando graças constantemente a Deus Pai por todas as coisas, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo.

Efésios 5:20

2 respostas para “FÉ DO TAMANHO DE UM GRÃO DE MOSTARDA. VOCÊ TEM?”

  1. Só uma coisa
    Eu creio que Jesus compara a qualidade da semente? E não o tamanho dela 👍

    Jesus Cristo é Maravilhoso Deus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos sites, você concorda com tal monitoramento.
Criado por WP RGPD Pro
Me chame