A BÍBLIA nos ensina muito sobre FINANÇAS – Quando o Senhor nos diz em Isaías 1:19: Se vocês estiverem dispostos a obedecer, comerão os melhores frutos desta terra, está nos dizendo, em outras palavras, obedeçam minhas orientações e sejam bem sucedidos em todas as áreas da sua vida.
E como saber que conselhos são esses?
Lendo, examinando, estudando as escrituras. Está tudo lá. O que precisamos fazer, é estudá-la mais, para seguirmos os preciosos conselhos do Senhor, e vivermos uma vida de vitórias e conquistas.
Palavras de dois GRANDES VENCEDORES:
Josué – Fale sempre do que está escrito no Livro da Lei. Estude esse livro dia e noite e se esforce para viver de acordo com tudo o que está escrito nele. Se fizer isso, tudo lhe correrá bem, e você terá sucesso. (Josué 1:8)
Rei Davi – Como eu amo a tua lei! Penso nela o dia todo.
Eu entendo mais do que todos os meus professores, porque medito nos teus ensinamentos.
Tenho mais sabedoria do que os velhos porque obedeço aos teus mandamentos.
Não tenho andado pelos caminhos da maldade, pois quero obedecer à tua palavra.
Não tenho deixado de cumprir as tuas ordens porque és tu que me ensinas.
Como são doces as tuas palavras! São mais doces do que o mel.
Por meio das tuas leis, consigo a sabedoria e assim detesto todos os caminhos da mentira.
A tua palavra é lâmpada para guiar os meus passos, é luz que ilumina o meu caminho. (Salmos 119:97-105)
A Seguir Os Preciosos Conselhos Para Uma Vida Financeira Abençoada
1 – Dinheiro não define quem somos
O nosso dinheiro, os nossos bens, não nos tornam mais ou menos importantes, nem mais ou menos capazes que as outras pessoas. Eu vou usar um exemplo aqui, que apesar de não ter haver com dinheiro, cabe bem nessa questão como um comparativo.
Foi quando Samuel foi à casa de Jessé, ungir o novo rei de Israel. A escolha de Deus por Davi, foi surpresa até mesmo para o profeta, que atentou para a aparência e estatura de Eliabe. (1 Samuel 16:1-13)
2 – Não tenha pressa
Não precisa pressa. Vá de degrau em degrau. Crescendo aos poucos e com segurança. Nesse processo, você vai adquirindo bons hábitos financeiros e criando uma base sólida para as suas finanças.
Esse caso, comparo com o episódio em que Ló escolheu para si toda a planície do Jordão. Ele não pensou duas vezes, pois só conseguia enxergar as vantagens e facilidades daquela terra fértil e bonita, porém, próxima de Sodoma, uma cidade tomada pela imoralidade, onde um tempo depois ele se estabeleceu, juntamente com sua família. E o desfecho dessa história, sabemos o quão triste foi. (Gênesis 13:8-11)
3 – Não seja desonesto
4 – Planeje
Se não fizer isso, ele consegue colocar os alicerces, mas não pode terminar a construção. Aí todos os que virem o que aconteceu vão caçoar dele, dizendo:
“Este homem começou a construir, mas não pôde terminar!” (Lucas 14:29-30)
Grande verdade. Não podemos começar um projeto, sem a plena certeza de que temos recursos para concluir. Isso pode nos levar à vergonha.
5 – Se informe melhor
6 – Evite empréstimos
Os juros são muito altos. É melhor evitar. Fiz uma simulação hoje (01/03/2021), de financiamento de um carro, no valor de 40.00,00.
Ficou assim:
Entrada: 12.000,00 + 48 x 858,52.
Fiquei muito assustada com o resultado. No caso, eu daria 30% de entrada, e os 28.000, ainda se transformariam em 48 x 858,52.
Gente, é muito caro. Se você está querendo estabilizar a sua vida financeira, pense muito antes de assumir um compromisso desses. O meu conselho é que você não precipite, espere um pouco mais. Continue economizando, investindo, nem que seja um pouquinho do seu dinheiro todo mês, e compre a vista mais pra frente.
Mas, no caso de uma aquisição realmente necessária, faça uma análise bem criteriosa, planeje muito bem, para evitar aborrecimentos.
7 – Pratique generosidade
Como está escrito: “Distribuiu, deu os seus bens aos necessitados; a sua justiça dura para sempre”.
Aquele que supre a semente ao que semeia e o pão ao que come, também lhes suprirá e aumentará a semente e fará crescer os frutos da sua justiça.
Vocês serão enriquecidos de todas as formas, para que possam ser generosos em qualquer ocasião e, por nosso intermédio, a sua generosidade resulte em ação de graças a Deus. (2 Coríntios 9:9-11)
Esse foi o segredo do sucesso da igreja primitiva. A prática da generosidade. Tudo lhes era comum.
8 – Elimine suas dívidas
9 – Não faça gastos desnecessários
10 – Poupe
Se esforce para não gastar mais do que ganha, ou seja, faça sobrar. Dessa forma, você vai conseguir guardar um pouco do seu suado dinheirinho, o que poderá te ajudar muito, em tempo de vacas magras.
Foi o que José fez. Estipulou que o povo do Egito poupasse 20% da sua produção, no período de 7 anos, enquanto usufruiam fartura.
11 – Não tenha preguiça de trabalhar
12 – Multiplique seus bens