Esse é um dos princípios bíblicos, a ser observado. A Lei da Multiplicação!
No livro de Mateus, capítulo 25, versículos 14 ao 30, entendemos claramente esse ensinamento, através da Parábola dos Talentos.
Mas eu quero hoje, usar uma outra referência, que também nos mostra com muita clareza a importância desse princípio. Está no livro de João, capítulo 6, versículos 1 ao 13.
Foi quando Jesus alimentou uma grande multidão, com apenas cinco pães e dois peixinhos. Colocando esse episódio em comparação com a situação financeira de muitos, e me arrisco ainda em dizer, da maioria dos brasileiros, a visão seria essa. Um monte de compromissos financeiros, e poucos recursos para honrá-los. Despesas maiores que receitas.
A explicação para isso? Na maioria dos casos, trata-se de falta de conhecimento. Falta Educação Financeira. Infelizmente, essa é uma disciplina que sempre esteve de fora dos currículos escolares.
E isso não é nada bom. Acaba tirando o sono, a paz das pessoas. Gera conflitos familiares. Tudo fica em desarmonia, em desacordo. Mas saiba de uma coisa, você não nasceu para viver dessa forma. O Senhor nos promete em Sua palavra, o Melhor dessa Terra.
Vou te contar um segredo. A bíblia te ensina passo a passo como reverter esse quadro desesperador, para que você passe a ter vida, a ter prazer. O que temos que fazer, é seguir os preciosos ensinamentos do nosso querido Deus.
Agora vamos aos 7 Passos Para Sair das dívidas e Multiplicar o Seu Dinheiro
1 – Apure a Sua Realidade Financeira
Atravessando Jesus o mar da Galileia e subindo ao monte com seus discípulos, ergueu os olhos, e viu que uma grande multidão se aproximava Dele. João 6:1-5.
Essa grande multidão precisando de alimento, era a realidade daquele momento, de Jesus.
E como você fará isso, em relação às suas finanças?
Para começar, registre todos os seus compromissos financeiros, conforme modelos abaixo.
Esse primeiro quadro, mostra aqueles compromissos que não são mensais. Vencem de ano em ano, ou de 2 em 2 anos, por aí.
O IPTU e a TAXA DE LIXO, conforme esse exemplo, estão vencidos. Coloquei dessa forma de propósito, porque muitas e muitas pessoas deixam atrasar essa dívida, anos após anos, e acabam acomodando depois de algum tempo, não se preocupando mais em cumprir esse compromisso.
Aqui são os compromissos fixos e variáveis. Aqueles que vencem todo mês. Aqui usei o mesmo quadro para esses dois compromissos, mas você pode fazer separado.
E observe que registrei duas contas de luz, sendo que uma está em atraso.
Claro que tanto nesse quadro de compromissos fixos e/ou variáveis, quanto o dos sazonais, poderia ter mais coisas.
É importante que você anote tudo, para que no final, resulte a situação exata das suas finanças.
Esses são, como o próprio título diz, os outros compromissos que são assumidos ou gastos no dia a dia. Poderíamos colocar aqui também, um curso importante, uma mentoria, um tratamento dentário, uma ajuda financeira que proporcionamos a alguém, gasto com pet shop, uma ida ao cinema, lazer, mais uma variedade de coisas.
Aqui juntamos os resultados dos três quadros, e chegamos ao resultado final dos nossos compromissos financeiros.
Agora abaixo, no próximo quadro, vamos abater esse valor das receitas e então, tomar ciência da situação.
Bom, considerando esse valor de receita, temos um resultado NEGATIVO.
Essa é a sua realidade financeira.
Esse foi o primeiro passo. Tomar ciência da situação.
Mas olha, vou te falar algo muito importante. Não se prenda à preocupação de ficar anotando tudo o que gasta durante o dia, durante a semana, durante o mês, porque não é isso que vai melhorar as suas finanças, e sim, a forma como você as controla.
Esse levantamento que fizemos aqui é importante que você faça, para apartir dele tomar as iniciativas para positivar a sua realidade financeira.
2 – O que você tem?
Está aqui um menino que tem cinco pães de cevada e dois peixinhos; mas o que é isso para tanta gente? João 6:9
Humanamente e visivelmente falando, seria impossível alimentar todas aquelas pessoas com tão pouco.
Da mesma forma, você, ao se conscientizar de sua realidade financeira negativa, e, querendo muito corrigir isso, olha para esse único recurso que tem, e pensa: Como eu conseguiria regularizar minha vida financeira, ganhando tão pouco?
Olha, eu te digo que é muito bom que você tenha essa preocupação, e queira muito mudar sua realidade financeira, porque a palavra de Deus diz no livro de Romanos, capítulo 13, no versículo 8, o seguinte: Não fiquem devendo nada a ninguém. A única dívida que vocês devem ter é a de amar uns aos outros. Quem ama os outros está obedecendo à lei.
E nos diz também no livro de Provérbios, capítulo 22, versículo 1: O bom nome vale mais do que muita riqueza; ser estimado é melhor do que ter prata e ouro.
Esse é um dos princípios bíblicos para uma vida financeira controlada e abençoada. Não podemos ficar presos à dívidas.
E se esse é seu único recurso no momento, é a partir dele que as coisas vão começar a melhorar, porque você vai aprender a administrar o seu dinheiro.
3 – Respira! Mantenha a calma!
Jesus disse: — Digam a todos que se sentem no chão. Então todos se sentaram. (Havia muita grama naquele lugar.) João 6:10.
O importante é você entender e aceitar que não pode continuar do jeito que está. Você quer acertar. Você é responsável. A falta de conhecimento, aliada a alguns imprevistos que ocorreram, foi que te levou a esse descontrole.
Mas a partir do momento que você decide que quer mudar isso, então as coisas vão começar a acontecer. O próprio Deus vai te ajudar.
4 – Agradeça
Em seguida Jesus pegou os pães, deu graças a Deus… João 6:11a.
Agradeça por essa renda que você tem. É uma semente que Deus está te dando, e espera que você semeie de forma responsável e consciente.
Agrada-te do Senhor, nos diz as escrituras sagradas (Salmos 37:4). Agradar-nos do Senhor, é estarmos satisfeitos e extremamente gratos por Seus feitos em nossas vidas, pois tudo o que Ele nos permite e proporciona, é BOM, AGRADÁVEL E PERFEITO (Romanos 12:2), mesmo se tratando de provações, circunstâncias difíceis e desafiadoras.
Lembre-se sempre que tudo coopera para o bem daqueles que O amam (Romanos 8:28). Ele não erra jamais. Nós é que erramos contra Ele, muitas e muitas vezes, inclusive em administrarmos mal as nossas finanças, que são os recursos que Ele coloca nas nossas mãos. Usamos de qualquer maneira, sem planejamento, o que consequentemente, leva ao endividamento, que é um estado de desobediência ao Senhor, que nos orienta a não dever, e a ter zelo pelo nosso nome.
E como um abismo leva a outro abismo (Salmos 42:7), um endividamento acaba levando a um outro endividamento, e aí vai. Desperdício atrás de desperdício.
Sê fiel no pouco, que sobre o muito te colocarei (Mateus 25:21). Como Deus confiará muito, a quem não está administrando o pouco que lhe é confiado?
Isso tem que mudar. E não é ganhando mais dinheiro que você vai resolver isso, mas é mudando suas ações e sua mentalidade, porque, do contrário, resultará em dívidas maiores ainda.
5 – Estabeleça Prioridades
E todos comeram à vontade. João 6:11b.
Jesus aqui, priorizou alimentar aquela multidão, com aquele pouco recurso que tinha em mãos.
Você não deve parar de pagar os compromissos que você já assumiu. Mas é necessário estabelecer prioridades, para ir colocando suas finanças sob controle.
Entenda que não é ganhando mais dinheiro que você controla suas finanças, como já mencionei, mas sim, administrando – as da forma correta.
Comece registrando as prioridades, para que desta forma, você possa ir enxugando aos poucos, o seu orçamento.
Mas antes de fazer isso, você deve se comprometer a não contrair mais nenhuma dívida, a não ser que seja algo muito, muito necessário mesmo, porque isso seria fazer dívida sobre dívida.
Deixei esse quadro em branco, porque cada um de nós temos as nossas prioridades. Então, você preenche de acordo com as suas
E fazer isso com alegria no coração, sabendo que, além de agradar ao Senhor com sua boa administração, isso vai trazer muitas bênçãos para você e sua família.
6 – Guarde o que sobrou
Quando já estavam satisfeitos, Ele disse aos discípulos:— Recolham os pedaços que sobraram a fim de que não se perca nada.
Jesus nos ensina aqui a valorizar cada centavo do nosso dinheiro. Com o passar do tempo, você vai perceber que vai até começar a sobrar dinheiro, devido à sua boa administração, e então, seguindo o conselho de Jesus, você vai guardar. Não vai desperdiçar. Guardando todo mês, um pouco que sobrar, logo logo você vai poder negociar e quitar as dívidas mais antigas, como o IPTU, por exemplo.
7 – Multiplique o que sobrou
Eles ajuntaram os pedaços e encheram doze cestos com o que sobrou dos cinco pães. João 6:13
Incrível esse milagre da multiplicação. Jesus alimentou toda aquela multidão, e ainda sobraram doze cestos dos cinco pães.
Deus quer que as sementes que Ele colocar em suas mãos, nasçam, cresçam e se multipliquem.
Agora sim, com planejamento, disciplina e comprometimento, você conseguirá por em ordem o seu orçamento, sair das dívidas e começar a fazer investimentos, pensando inclusive, em buscar mais uma fonte de renda.
E aproveito para te apresentar o Fórmula Negócio Online, Curso de excelência que tem me ajudado a montar, passo a passo, do zero, toda a minha estrutura Online de Negócios.
Elisa Andrade